Blog

Artigos e Novidades

Fale Agora

(54) 99661-2500

Blog

Homem observando dados, gráficas e métricas na tela de seu computador

Conheça os 7 Principais Indicadores de Produção

KPIs significam Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance. Essas métricas são utilizadas por indústrias de todos os setores para identificar quais são seus objetivos principais e as métricas mais valiosas dentro de seus processos.

Cada empresa e manufatura terá suas KPIs específicas, e dependendo dos processos que precisam ser otimizados, as KPIs podem mudar ou sofrer alterações.

As KPIs otimizam as operações, reduzem custos e melhoram a qualidade dos produtos, o que, no final, ajuda a empresa a lucrar mais.

Conheça as 7 principais:

1 – Produtividade
Essa é uma das KPIs mais importantes para a manufatura. A KPI de produtividade mede a capacidade de produção de uma máquina, linha ou fábrica, determinando quanto podem produzir em um período específico de tempo.

2 – Templo de Ciclo
Na manufatura, tempo de ciclo é o tempo médio para produzir um único produto. O tempo de ciclo pode ser usado para analisar a eficiência geral de um processo de manufatura no cenário macro ou determinar quais são as ineficiências em uma microescala.

3 – Previsão da Demanda
A previsão de demanda é uma KPI dividida entre a equipe de operação e de venda da empresa. Essa KPI existe no chão de fábrica porque a empresa possui metas de lucratividade e vendedores esperam os produtos ficarem prontos para oferecerem aos clientes. Essa métrica de manufatura é usada por empresas para estimar a quantidade de matérias-primas exigidas para atender às demandas futuras de clientes.

4 – Custo Evitado
A KPI de custo evitado trata dos investimentos realizados pelas empresas que reduzem as perdas em processos. O custo evitado trata, em alguns casos, de quanto é usado em manutenção preventiva para impedir que as máquinas parem e gerem downtime. Algumas falhas ainda obrigam o descarte, o que gera um custo de refugo e problemas de sustentabilidade a longo prazo.

5 – Tempo de Transição
No nível mais básico, tempo de transição representa a quantidade de tempo necessária para trocar de uma tarefa para a outra. Normalmente, na manufatura, representa o tempo perdido na troca de uma linha de produção para a outra. Contudo, também pode representar a quantidade de tempo perdido durante uma mudança de turnos. Assim, quanto mais rápido o setup, mais rápido a produção é retomada e menores são os custos de downtime.

6 – Taxa de Downtime de Máquina
Essa métrica é normalmente usada para dar um panorama geral de como estão as operações, ainda que não ofereça um cenário preciso. O downtime de máquina é uma combinação de pausas programadas e interrupções inoportunas e não planejadas. Para as manufaturas, o downtime é o pior cenário possível. Máquina parada significa processo parado, produção interrompida, corte nas vendas e redução dos lucros. Por isso, essa KPI é tão importante.

7 – Eficiência Geral de Equipamento
Esse indicador chave de performance é considerado a regra de ouro para medir produtividade de manufatura. Quanto mais alto seu OEE (Overall Equipment Effectiveness, no original em inglês), melhor. Obter uma nota de 100% significa que está produzindo 100% do tempo, a 100% da capacidade e com 100% de qualidade.

A pergunta que fica para muitos gestores de manufatura é: como aumentar esses indicadores de produção industrial de maneira eficiente e com um investimento proporcional às necessidades da empresa.

Uma solução adequada para isso é a robotização.

Quer implementar a robotização na sua manufatura para garantir resultados melhores nas suas KPIs? Fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

SOBRE O BLOG

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus.

categorias

posts recentes

siga-nos